sábado, 30 de abril de 2011

INDISCIPLINA

Tentando diminuir a Indisciplina: Compartilhando experiências.

Uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental apresenta comportamento inadequado durante as aulas de Educação Física. Em todas as aulas práticas a professora conversava com os alunos sobre a necessidade do respeito às regras, da atenção nas explicações das atividades e do cuidado e respeito com os colegas. De nada adiantava as solicitações. A aula só era mais calma quando oportunizava espaço para a prática do futsal. A professora de Educação Física conversou com a Professora da turma a respeito do comportamento dos alunos, ela afirmou que acontecia o mesmo em sala de aula e que também tem dificuldade em fazer atividades lúdicas durante as aulas.

A professora de Educação Física resolveu dialogar com a turma e levar os alunos a fazerem uma reflexão sobre o que está acontecendo. Com isso aplicou um teste: Você passa dos limites? Com uma linguagem e compreensão fáceis:



  VOCÊ PASSA DOS LIMITES?

Faça o teste e descubra até onde vai a sua capacidade de perceber e de respeitar os outros.

1. Qual sua reação quando, na hora do lanche, colocam uma travessa de doces na mesa?
A) Come tudo que puder, sem se preocupar com ninguém.
B) Come mais do que os outros.
C) Antes de repetir, presta atenção se os outros já comeram.

2. Você e outra pessoa têm que usar o mesmo computador, então:
C) Combinam que cada um vai usar por um determinado tempo.
intrometendo.com
B) Você sempre dá um jeito de ficar mais tempo do que ela.
A) Você usa e não se importa em combinar nada com ela.

3. Quando quer vestir algo diferente, você:
A) Vai até o guarda roupa ou a gaveta de outra pessoa e pega alguma coisa sem dizer nada.
C) Pede uma roupa emprestada.
B) Veste a roupa e depois avisa que vai sair com ela.

4. Se você leva uma bolada em um jogo, você:
A) Devolve a bolada.
C)Aceita as desculpas do colega.
B) Reclama e faz drama.

5. Quando está zombando um amigo e vê que ele não está gostando, você;
A) Insiste.
B) Inventa outra brincadeira.
C) Pede desculpas.

6. A turma está vendo um filme que você já viu. O que faz?
A) Conta o final.
B) Fica comentando cada cena.
C) Assiste, sem falar nada.

7. Ao descobrir que seu amigo não o convidou para a festa de aniversário dele, você:
A) Vai, mesmo sem ter sido convidado.
C) Telefona para desejar um feliz aniversário.
B) Não vai, mais fica falando mau dele.

8. Num jogo de salão, você não está se saindo bem e:
C) Aceita e espera que a sorte melhore.
A) Joga tudo para o alto e acaba com o jogo.
B) Reclamam que os outros não sabem jogar.

9. Se encontrasse um diário de alguém, você:
B) Leria tudo e devolveria dizendo que nem abriu.
A) Leria e comentaria com seus amigos.
C) Devolveria sem ler, porque sabe que é algo particular.

10. Dois colegas estão levando um papo para resolver um desentendimento. Qual é sua atitude?
C) Sai de perto para não atrapalhar.
A) Entra na conversa e dá palpites.
B) Interrompe o papo e fala de outro assunto.

11. No sítio, seus amigos estão cansados e se preparam para dormir. Você:
B) Diz que eles são molengas e procura algo para se divertir.
A) Espera todos dormirem para dar um susto na turma.
C) Vai dormir também para aproveitar melhor o dia seguinte.

12. Depois de jogar bola, a turma decide jogar outro jogo, mas você não quer parar de jogar, então:
A) Briga porque quer continuar o jogo.
C) Vai brincar de outra coisa com eles.
B) Tenta convencer um amigo a continuar.

  Total de pontos nas letras:  A=          B=          C= 


Explicou que o texto deveria ser respondido com a maior sinceridade, que não tinha objetivo de dar nota e sim fazer uma autoavaliação.

Enquanto os alunos respondiam o texto, colocou na lousa as respostas referentes à pontuação alcançada por eles. O teste tinha como resposta o nível de perceber e respeitar os outros, de acordo com maior número de letras respondidas igualmente.

CONFIRA O SEU NÍVEL DE PERCEBER E RESPEITAR OS OUTROS.


SE RESPONDEU MAIS A LETRA A


Parece que você costuma passar dos limites e muitas vezes nem percebe. Acha normal que as pessoas se zanguem um pouco e não desiste das brincadeiras Tente lembrar que cada um tem seus limites e que precisam ser respeitados, por isso é bom você deixar de ser tão espaçoso. Procure ficar mais ligado nos colegas à sua volta e descubra até onde pode chegar sem invadir o território deles.

SE RESPONDEU MAIS A LETRA B

Você até consegue perceber se passou dos limites, mas geralmente isso só acontece quando já foi longe demais. Preste mais atenção nos seus amigos, ouça o que eles dizem e comece a observar o jeito deles. Logo você descobrirá que cada pessoa tem um temperamento e que é bem melhor conviver com a turma respeitando os limites de cada um.

SE RESPONDEU MAIS A LETRA C

Parabéns! Seus amigos já devem ter comentado que você sabe tratar os outros sem atropelar ninguém nem invadir o espaço alheio. Conhece aquele famoso dito que diz que nossa liberdade acaba onde começa a do outro. Pois parece que é desse modo que você vive e por isso os seus limites também costumam ser respeitados pelas pessoas ao seu redor.


Ao final da execução do teste pelos alunos, pediu para preencher a tabela que estava no final da folha e perguntou para a turma quantos alunos tinha respondido mais letra A, a resposta foi nenhum. Depois, perguntou sobre a letra B, 4 alunos levantaram o braço e todos os outros alunos, no total de 31 responderam a letra C.

Leu as 3 respostas, parabenizou a turma e perguntou:

- Se vocês sabem como devem se comportar e se têm o conhecimento que as regras devem ser respeitadas, como não conseguem se comportar corretamente no espaço escolar, principalmente na quadra esportiva?

Esse momento foi muito rico. Os alunos se posicionaram de diferentes formas. O que pode ser observado é que na fala deles, eles não conseguem se ver como participantes do grupo que faz a desordem. É sempre o colega que bagunça. Este foi outro questionamento a ser abordado: por que não se colocam como pertencente ao grupo que faz a desordem?

Após o diálogo, foi lido um pequeno texto “Está tudo combinado”.

ESTÁ TUDO COMBINADO!

Descubra porque é tão importante seguir regras.



Para jogar futebol, xadrez, videogame ou mesmo para brincar de pega-pega é preciso seguir algumas regras especiais, senão ninguém se entende.
Em casa, a gente também segue normas, que podem ser diferentes para cada família. Quando seus pais combinam a hora em que você deve voltar de um passeio, por exemplo, estão definindo uma regra.

A escola é outro lugar em que preciso combinar um conjunto de regras para que todo , mundo tenha um espaço garantido, aproveitar suas opiniões respeitadas e possa aproveitar as aulas.
Assim, se dois alunos ficam bagunçando ou batendo papo enquanto a professora explica a atividade, acaba se prejudicando e ainda atrapalham os outros, que não conseguem acompanhar a aula.
É claro que isso não significa que você e seus amigos têm de ficar duros e mudos como estátuas quando estão na escola (na aula de Educação Física).Nada impede que você faça perguntas, troque idéias e dê risada, desde que não prejudique ninguém e não atrapalhe a aula.
Ou seja, as regras existem não só para que todos respeitem os outros, mas para que todos sejam respeitados.

construirnoticias.com.br

 
 VALE PARA TODOS


Às vezes, parece chato obedecer as normas, mas elas foram criadas para que as pessoas convivam melhor umas com as outras. Já pensou se, quando você quisesse escutar a explicação da professora, um colega decidisse brincar e outro cantar? Seria impossível entender.

As regras não são iguais em todos os lugares. É fácil perceber isso quando você muda de ambiente, vai a igreja, por exemplo. Para fazer tudo certo é importante entender as regras de cada lugar e saber como funcionam.

Combine com suas professoras e colegas um bate papo sobre o assunto. Será que todos sabem as normas da escola, as normas da aula de Educação Física? Pode ser legal estabelecer limites para a turma combinar o que vai ser feito quando alguém não cumprir o combinado. Todos podem dar sugestões e devem cumprir o que ficar decidido. O que vale para um tem que valer para os outros.



REFERÊNCIA:  Revista RECREIO / http://www.recreionline.com.br/


 




















Nenhum comentário:

Postar um comentário