sábado, 2 de março de 2013

EXAME BIOMÉTRICO


O Exame Biométrico é  utilizado nas escolas pelos profissionais de Educação Física para  fazer o levantamento de dados  dos alunos e verificar se o seu peso está ideal.
Embora esse levantamento fosse feito em anos anteriores, os dados eram arquivados nos Diários de Classe para o cumprimento de exigências burocráticas.
Esse ano, a SEMED / Manaus fez uma exigência para que todas as escolas, sem exceção, fizessem, no primeiro mês escolar, esse levantamento que servirá para um estudo estatístico das características dos alunos do município. Providenciaram para os profissionais um material que facilitou mais rapidamente os resultados e a verificação dos dados.
Resolvi, com isso, aprofundar o tema com os alunos do 4º e 5º anos para compreender essa prática, visto que são submetidos a esse “exame” duas/ três  vezes ao ano.
O objetivo da atividade pedagógica foi oferecer aos alunos a compreensão do significado da palavra biometria, o que significa IMC, sua importância, seu criador e o cálculo para se chegar ao resultado.
Os dados foram repassados aos alunos, pude ajudá-los a fazer o cálculo utilizando máquinas de calcular e a fazer a leitura nas tabelas. O trabalho foi muito positivo, pois através dos resultados individualizados pudemos conversar sobre um ponto muito importante para a saúde: a  boa alimentação.


O índice de massa corporal (IMC) é uma medida internacional usada para calcular se uma pessoa está no peso ideal. Ele foi desenvolvido pelo Lambert Quételet, no fim do século XIX. Trata-se de um método internacional de obesidade adotado pela Organização Mundial da Saúde. É fácil e rápido para a avaliação do nível de gordura de cada pessoa.

Lambert Adolphe Jacques Quételet (Gante, 7 de fevereiro de 1796  Bruxelas, 17 de fevereiro de 1874/ Bélgica)
 foi e criador do 
índice de massa corporal
 

Cálculo
O IMC é determinado pela divisão da massa do indivíduo pelo quadrado de sua altura, onde a massa está em quilogramas e a altura está em metros.


Tabelas apresentadas aos alunos 

Metodologia do trabalho

1. Execução do Exame Biométrico na quadra. 
2. Explicação  do que significa Biometria, IMC, seu criador e a fórmula do cálculo.
3. Exemplificação com dados fictícios
4. Solicitação para a cópia de uma tabela.
4. Seu preenchimento.
5. Execução do cálculo.
6. Verificação das Tabelas relacionadas a cada faixa-etária. 
7. Reconhecimento do resultado e debate com a turma.


Exemplificando com dados fictícios. Tabela que os alunos fizeram.

Tabela apresentada aos alunos de acordo com a idade.

Orientação individualizada de acordo com as dúvidas.

Trabalho entregue.



Nenhum comentário:

Postar um comentário