"É a educação dos movimentos
colocando em jogo as funções da inteligência."
A Psicomotricidade contribui
de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem
como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da
vida de uma criança. Por meio das atividades, as crianças, além de se
divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por
isso, cada vez mais os educadores recomendam que os jogos e as brincadeiras
ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil.
ESQUEMA CORPORAL – Conceitos
É o reconhecimento e a
conscientização das diversas partes do corpo. Possibilitando as relações com o
meio ambiente.
Etapas:
a) CONHECIMENTO:
A criança deve demonstrar o
conhecimento das diferentes partes do corpo em relação a ela mesma e nos
outros.
b) ORGANIZAÇÃO E INTEGRAÇÃO:
São todas as atividades em que a
criança organiza e integra as diferentes partes do corpo dentro de situações
especiais. Esta organização ocorre de ordem interna.
c) EXPRESSÃO:
É o uso de toda a expressão
corporal da criança de forma observável. (Com ou sem estímulo verbal).
COORDENAÇÃO MOTORA AMPLA
É uma ação motora que envolve os grandes músculos e as grandes massas musculares.
ETAPAS:
a) COORDENAÇÃO DINÂMICA GERAL:
Capacidade da criança em usar
coordenadamente os músculos em uma determinada atividade.
b) EQUILÍBRIO:
Define-se pela manutenção do corpo em
uma mesma posição durante um tempo determinado.
Tipos: Estático, Dinâmico e Recuperado
c) FREIO INIBITÓRIO
Capacidade que a criança tem de controlar o seu próprio corpo e mudá-lo
de direção quando em movimento. É o controle do movimento no tempo e no espaço.
d)
TONICIDADE:
É o estado de tensão
em que se encontram os músculos quando a inversão e a vascularização estão
intactas.
e) RELAXAÇÃO:
Diminuição da tensão
muscular que leva a criança a sentir-se mais a vontade com o seu próprio corpo.
COORDENAÇÃO MOTORA FINA
É uma ação motora que envolve os pequenos músculos e as
pequenas massas musculares.
ETAPAS:
a)COORDENAÇÃO VISO MOTORA:
É o uso coordenado do olho em relação às mãos, aos pés e ao
próprio corpo. Dividem-se em: Óculo Manual / Óculo Pedal
b)COORDENAÇÃO MANUAL DIGITAL:
É aplicação correta e coordenada dos dedos em relação às
mãos.
PERCEPÇÃO
Aquisição de conhecimento por meio de
impressões sensoriais
do mundo exterior e do próprio corpo.
ETAPAS:
a) ASPECTO SENSORIAL:
Meio pelo qual o indivíduo organiza, e chega a uma
compreensão dos fenômenos, que são constantemente dirigidos sobre ele.
b) ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL:
Consiste na capacidade de reconhecer e perceber uma
determinada forma em qualquer posição no espaço. Percebendo assim as posições
de dois ou mais objetos em relação entre si abrangendo desde a posição que
ocupamos no espaço até as formas de como dispomos dele.
c)ESTRUTURAÇÃO TEMPORAL:
É uma ação cognitiva, que visa a confirmar a noção de que há
coisas, que se seguem no espaço. É conhecer o presente a um “ANTES” e um “DEPOIS”.
d)FIGURA FUNDO:
É a capacidade de discriminação da figura principal entre um
grupo de elementos.
e)ANÁLISE E SÍNTESE:
ANÁLISE é separar. “Operação que decompõe o objeto de estudo
em unidade menores”.
SÍNTESE é juntar. “Operação que coloca as unidades para
formar um todo”.
RITMO
É o resultado das relações entre os fenômenos de velocidade,
duração, intensidade, observando suas variáveis.
LATERALIDADE
É a capacidade de integrar relações sensório-motoras com o
ambiente através do estabelecimento da dominância homolateral das mãos, pés e
olhos.
É o uso preferencial que se faz por um dos lados do corpo.
É a tradução de um predomínio motor referido aos segmentos
(olhos, mão, pé) direito ou esquerdo do corpo.
REFLETINDO
O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve
prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e
psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades
lúdicas, se conscientize sobre seu corpo.
Através da recreação a criança desenvolve suas aptidões perceptivas
como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. Para que a criança
desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar
atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A recreação
dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades
esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio
sócio-afetivo.
"Brincando a criança aprende, inventa, experimenta e desenvolve sua inteligência." |
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