sábado, 16 de abril de 2011

CIRCUITO DE GINÁSTICA ESCOLAR

Treinamento em circuito ou circuit-training é considerado um sistema de organização dos exercícios e de treinamento.

O treinamento em circuito caracteriza-se por ordem sucessiva de vários estágios de exercícios e é uma ótima estratégia para o ensino do movimento.
No ensino do movimento, costuma-se diferenciar dois grupos principais de qualidades físicas relativas à capacidade motora do ser humano. O primeiro grupo comporta força-velocidade-resistência e suas qualidades complexas, tratando principalmente da atividade muscular. Na prática, este grupo está intimamente ligado ao segundo, que abrange habilidade, agilidade e mobilidade, predominando o processo de locomoção.

Valor Educativo do Circuito de Ginástica Escolar

A utilização do treinamento em circuito no espaço escolar é muito importante, principalmente devido à possibilidade de uso múltiplo, que proporciona a prática intensiva de exercícios. Ele pode ser aplicado no campo do desporto, quando se deseja não só empregar um grande número de alunos como também oportunizá-los a execução de um trabalho com resultados satisfatórios.
O circuito motor possibilita que cada aluno aplique a sua carga de esforço, isto é, cada aluno pratica exercícios de acordo com o seu desempenho físico, alcançando assim, um resultado positivo do desempenho máximo individual . Facilita a inclusão no espaço escolar, proporcionando a participação de todos os alunos, sem exceção. O risco de acidentes fica extremamente reduzido, além de proporcionar momentos de cooperação, responsabilidade, autonomia e motivação.

Referências Metódicas e Fundamentos Gerais para a Execução do treinamento em Circuito

a) Tempo e aplicação: limite de tempo de aproximadamente 20 minutos.

b) Montagem e desmontagem dos estágios: deve evitar a utilização de aparelhos volumosos. Cada grupo de participantes ficará responsável pela montagem e desmontagem

c) Disposição dos estágios: os estágios devem ser dispostos de forma circular ou elíptica para facilitar a troca. Usar números e setas anotadas no chão ou na parede.

d) Proporção de circuito: o número de estágios, que deve ser em torno de 4 a 8, depende do tamanho da turma e do equipamento disponível. Os estádios deverão ser repetidos de 1 a 3 vezes.

e) Escolha de exercícios: deverão ser realizados por todos.

f) Sequência dos exercícios: deverão ser combinados com base numa carga fisiológica o mais variada e ampla possível, alternando os grupamentos musculares e as qualidades físicas.

g) Dosagem do esforço e grau de assimilação dos exercícios: devem ser escolhido de acordo com o sexo e idade. Deve-se precedido de um aquecimento adequado.

Referência Bibliográfica:


DASSEL, Hans e HAAG, Herbet. Circuito de Ginástica escolar para Crianças e Jovens. Editora Beta, RJ.

CIRCUITO MOTOR

Aplicado a turmas de 3º ao 5º anos do Ensino Fundamental

Número de participantes: turmas de 30 a 35 alunos

Material: 10 cones, 2 arcos, 2 pneus, 5 cordas de pular, 5 colchonetes, 10 garrafas com água, 1 bola de voleibol, 1 bola de basquetebol, 1 bola de futsal.


1. Passe e recebimento da bola por cima da trave. Alunos livres para utilizar os fundamentos do voleibol.









2. Pular corda.









3. Arremesso da bola a cesta.









4. Corrida em sigue-sague, passar por baixo do arco e saltar os pneus.








                5. Chute a gol com alternância de agarrar a bola.













         6. Abdominal “remador”.






7. Flexão e extenção de ante-braço, com elevação de braço e flexão lateral de tronco.








CIRCUITO PSICOMOTOR

Este Circuito foi aplicado na Semana da Criança. Participaram ao mesmo tempo 4 turmas de 1ª ano do Ensino Fundamental. As professoras responsáveis por cada sala acompanharam os alunos, auxiliando o profissional de Educação Física. Foi um trabalho de equipe, onde o interesse em comum era oferecer as crianças uma atividade onde poderiam vivenciar inúmeras atividades psicomotoras.


1º Estação:
Arremessar a bola em latas, passar por entre arcos e rolar uma bola entre cones.



2º Estação:
 Pular amarelinha, andar em cima do poste de voleibol e jogar boliche.




3º Estação:
 Engatinhar passando pelo túnel, rolar no colchonete e lançar a bola na boca do palhaço.


4ª Estação:
Brincadeiras com sucata - Vai e vem, pé de lata e passa a bola.


Este Circuito foi criado pelas professoras de Educação Física:
Ana Nascimento e Eurinice Lima de Oliveira.

10 comentários:

  1. Muita criatividade, gostei, muito legal.

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  2. Muito bom esses circuitos...parabens

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  3. parabéns, gostei da metodologia...

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  4. Exelente, principalmente por utilizar materiais reciclavei par compor as oficinas.

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  5. muito criativo gostei muito

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  6. Muito bom! Parabéns!!

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  7. Muito criativo, gostei muito e me ajudou no trabalho da escola. Muito legal estão de parabéns.

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