quarta-feira, 13 de abril de 2011

JOGO DE DAMAS NA EDUCAÇÃO

O Professor Marcos Roberto Soares Silva, na pesquisa desenvolvida sobre o Jogos de Damas na Educação apresentado na Universidade da França em 2008, mostrou que este jogo  trabalhado nas escolas em qualquer disciplina desenvolve inúmeras habilidades para a prática escolar. (http://www.institutoox.com.br/ibtf/conexao/artigos/marcos_roberto.pdf)

Afirmou que o Jogo de Damas não é apenas uma distração e que pode desenvolver o raciocínio, a concentração, a faculdade de analisar com precisão antes de tomar decisões, a criação artística, o controle nervoso, o estudo sistematizado, o gosto pelos estudos e a prática desportiva saudável.

O Jogo de Damas constitui uma distração sadia, que leva a criança ao treinamento da memória,à reflexão, melhorando a aplicação nos estudos, é uma prática que prende a atenção,obriga a concentrar-se a refletir muito e ter mais rapidez de raciocínio.

REGRAS DO JOGO DE DAMA

O INÍCIO

O Jogo de Damas pratica-se entre dois parceiros, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 pedras brancas e 12 pretas. O tabuleiro coloca-se de forma que a casa escura do canto do tabuleiro fique à esquerda do jogador, isto é, a grande diagonal (escura), deve ficar sempre à esquerda de cada jogador. O objetivo do jogo é imobilizar ou capturar todas as peças do adversário.

No inicio da partida, as pedras devem ser colocadas no tabuleiro sobre as casas escuras, da seguinte forma: nas três primeiras filas horizontais, as pedras brancas; e, nas três últimas, as pedras pretas. O lance inicial cabe sempre a quem estiver com as peças brancas.



O MOVIMENTO

A pedra movimenta-se para  frente, em diagonal, sobre as casas escuras, e uma casa de cada vez.



A dama pode mover-se de determinada casa para qualquer outra, não obstruída, situada na mesma diagonal. A diagonal está obstruída para a dama, quando nela houver uma ou mais peças da mesma cor, ou duas ou mais peças adversárias, em casas contíguas.

A COROAÇÃO

A pedra que chegar à última travessa ( oitava fileira) será coroada dama.

A coroação é assinalada colocando-se sobre a pedra coroada outra pedra da mesma cor.

Não será coroada a pedra que, numa tomada, apenas passe pela travessa de coroação.


A TOMADA/CAPTURA

A tomada é obrigatória. Não existe sopro.
A pedra toma tanto para frente quanto para trás.
A tomada denomina-se simples se toma apenas uma peça e em cadeia se captura mais de uma peça no mesmo lance.
Se no mesmo lance existir mais de uma forma de tomar, é obrigatório obedecer à "Lei da Maioria", ou seja, fazer o lance que tome o maior número de peças.

Numa tomada em cadeia, a peça pode passar mais de uma vez pela mesma casa vazia, mas não é permitido capturar a mesma peça mais de uma vez e as peças capturadas não podem ser retiradas do tabuleiro antes de completar o lance de captura.
A pedra e a dama têm o mesmo valor para tomar ou ser tomada.

A VITÓRIA

Ganha a partida o jogador que capturar todas as peças adversárias ou as deixar sem movimento possível.

A partida é considerada ganha quando o adversário abandona ou se recusa a cumprir o regulamento.


O EMPATE

Após 20 lances sucessivos de damas, sem captura ou deslocamento de pedra, a partida é declarada empatada.

Finais de:
2 damas contra 2 damas;
2 damas contra uma;
2 damas contra uma dama e uma pedra;
uma dama contra uma dama e uma dama contra uma dama e uma pedra, são declarados empatados após 5 lances

Sites indicados:
http://www.rksoft.com.br/html/regras_damas.html
http://www.xadrezregional.com.br/entrevistas.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário