sexta-feira, 6 de maio de 2011

PARTICIPAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DIA NACIONAL DA MATEMÁTICA

O Dia Nacional da Matemática é comemorado no dia 06 de maio, de acordo com a Lei aprovada pelo Congresso nacional em 2004.

A SEMED - Manaus comemorou esta data com muito estilo, no dia 3, com o VI ENCONTRO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE MUNICIPAL DE MANAUS. Houve exposição de trabalhos desenvolvidos pelas escolas municipais, exposição de origami, palestra e relatos de experiências pelos professores da rede.




O dia começou com a palestra do professor José Alcântara: “Matemática no Cotidiano”.

Após a palestra, o Professor de Educação Física, Ronaldo Antony, apresentou uma Ginástica Laboral que todos os participantes executaram com muita animação. Foi um momento de muita descontração e busca de qualidade de vida.

No momento do Relato de Experiência, a Professora de Educação Física, Ester da EMEF Paula Francinete, apresentou o Projeto de Xadrez que criou na escola onde trabalha. O projeto envolve toda a comunidade escolar e vai muito além dos alunos e tabuleiros. A professora relatou que o projeto engloba a prática do xadrez com os funcionários da escola e dos pais dos alunos, pois vivenciam a prática do jogo e podem jogar xadrez com os filhos em casa.

Para que todos tenham acesso ao jogo, a professora ensinou a criação do tabuleiro com peças feitas de tampinhas de refrigerantes.

Acrescentou que confeccionaram um tabuleiro gigante de TNT e peças de madeira e que o “jogo gigante” proporciona aos alunos a prática do xadrez em equipe. Ela utiliza em sua prática pedagógica um jogo essencialmente individual, como um jogo coletivo, onde cada participante tem seu momento de jogar e pode dar opiniões a respeito das futuras jogadas de sua equipe.




Parabéns aos professores que fazem a diferença conquistando espaço para os profissionais da Educação Física em um Evento Matemático.

Você pode assistir o VI Encontro dos Professores de Matemática no vídeo postado no blog: http://profnewton.blogspot.com/2011/05/dia-nacional-da-matematica-na-semed.html

Fonte: http://www.educacional.com.br/

Um comentário: