domingo, 1 de maio de 2011

JOGOS INTERCULTURAIS INDÍGENAS: Comunidade Nossa Senhora do Livramento

Nos dias 30 de abril e 1º de maio, a Comunidade Nossa Senhora do Livramento foi palco dos JOGOS INTERCULTURAIS INDÍGENAS da cidade de Manaus.

A comunidade Nossa Senhora do Livramento foi fundada em 5 de agosto de 1973 por um grupo de trabalhadores ligados ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
A ocupação da comunidade começou a partir do igarapé do Mari, um dos braços do rio Tarumã-Mirim. Sua criação tinha a finalidade de organizar os moradores para garantir a posse da área já ocupada. A população se resumia a quatro famílias, com cerca de 30 pessoas.
De acordo com Rayol (2007), a comunidade Nossa Senhora do Livramento é composta por 323 famílias, 969 moradores, correspondendo a uma densidade demográfica de 8,09 hab/km², sendo, portanto, a comunidade da RDS-Tupé que possui o maior número de comunitários.
(Fonte: http://wwwnossasenhoradolivramento.blogspot.com/).

A Comunidade Nossa Senhora do Livramento é um paraíso ecológico próximo à cidade de Manaus, afastado da cidade aproximadamente 20 a 30 minutos de barco da Marina do Davi (Ponta Negra).

Os moradores preocupam-se com a preservação do meio ambiente. Vale a pena visitá-la.

Os Jogos Interculturais Indígenas de Manaus têm por finalidade a integração dos povos indígenas, o incentivo, a valorização e o fortalecimento da prática de esportes tradicionais.

As modalidades foram disputadas nos naipes masculinos e femininos:

• Futebol


• Voleibol

• Modalidades aquáticas: natação, mergulho e canoagem  


• Atletismo: corrida de 100m, 4 km e salto em distância

• Jogos Culturais – Arco e Flecha, Cabo de Guerra, Lança, Pau de Sebo, Peconha e Zabatana.

ARCO E FLECHA


O alvo é confeccionado com uma base de madeira, tendo um poste de apoio a uma altura de 2m do solo à base superior. O peixe (a mira) terá como medida 1m de comprimento por 0,80m de altura, sendo confeccionado de isopor. Para efeito de pontuação a contagem será de acordo com o alvo verificado após o lançamento. Os atletas deverão manter uma distância de sua base ao alvo de 20m.


CABO DE GUERRA

As equipes compostas por 10 atletas por naipe e uma corda de 30 metros. Vence a equipe que puxar a equipe adversária por toda a marcação indicada para o seu lado.

LANÇA

A lança deverá ter no máximo 1,5m de comprimento. O atleta deverá lançar a lança o mais longe possível. Verifica-se o lançamento da área limitada até o local onde a ponta ferir o solo.


PAU DE SEBO

O participante deverá se deslocar da base ao topo, onde haverá a contagem do tempo. O tempo é marcado apartir do apito do arbitro até que o atleta coloque a mão no topo.


PECONHA

A prova consiste no deslocamento da base ao topo, e do topo à base. O tempo é registrado apartir do apito da arbitragem até o atleta colocar os pés no chão.
ZARABATANA

O alvo será confeccionado com uma base de madeira, tendo seu poste de apoio uma altura de 2m do solo à base superior.
O alvo serão melancias e os atletas deverão ficar a uma distância de sua base ao alvo de 10m.



Fonte: Regimento dos Jogos Intercultutrais Indigenas. Manaus – A Grande Aldeia, SEMDEJ,2011.


Parabéns aos Profissionais de Educação Física que se dedicaram para que os Jogos Interculturais Indígenas  fossem um sucesso. Estive lá e comprovei o espírito esportivo e a participação dos atletas presentes. Todos ganharam. Senti muito por não poder assitir a todas as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário