sábado, 28 de maio de 2011

PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS: Dia Mundial sem Tabaco

Dia 29 de agosto foi estipulado pela Lei Nº 7.488/86 o Dia Nacional de Combate ao Fumo, com o objetivo de conscientizar a população sobre as doenças pulmonares causadas pelo uso do tabaco como: bronquite crônica, enfisema pulmonar e câncer de pulmão. A utilização do tabaco também pode estar associado a doenças cardiovasculares e tumores em várias partes do corpo.

Essa iniciativa também é praticada em todo mundo no dia 31 de Maio, conhecido como Dia Mundial sem o Tabaco, que movimenta todos os países na luta contra o vício.

Dados apontam que no Brasil, cerca de 30% da população adulta é fumante. Além disso, estima-se que ocorram, a cada ano, mais de 125.000 mortes no país por doenças associadas ao fumo.

A EMEF Firme na Fé no dia 31 de maio estará proporcionando aos alunos momentos de reflexão sobre o combate ao cigarro. Ação contemplada no PROJETO Escola: espaço de inclusão, criado a partir da participação de alguns professores no “Curso de PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS para Educadores de Escolas Públicas”. O Curso é oferecido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e com a Universidade de Brasília (UnB).

O Projeto tem como objetivo geral fortalecer a rede social da escola para formação integral dos alunos a partir dos princípios pedagógicos da escola, minimizando a vulnerabilidade dos mesmos em relação à eminente exposição às drogas lícitas e ilícitas incentivando o protagonismo infantil. E como objetivos específicos:

  • Iniciar a discussão de prevenção do uso das drogas dos alunos procurando assegurar sua integridade física, psicológica e emocional;
  • Conceituar drogas e identificar quais são as lícitas e ilícitas;
  • Identificar situações de riscos;
  • Compreender que escola e família são fundamentais para o fortalecimento de valores sociais.
Ações planejadas:

1. Sensibilizar os professores no Planejamento Escolar para execução do Projeto.


2. Confecção de Murais interrogativos sobre o tema Drogas: lícita e ilícita (sensibilização).


3. Confecção de materiais educativos e pesquisa de filmes na internet para subsidiar a sensibilização dos docentes em sala.

4. Construção de acervo para pesquisa e leitura sobre prevenção, utilização e consequências de uso de drogas, bem como reportagens de fatalidades e violência consequentes da utilização das drogas.

5. Socialização das pastas com material pesquisado e confeccionado para a sensibilização: música, vídeo e folder.


6. Inicio da sensibilização em sala com as músicas (Vídeo e música)



SE LIGA NESSA (Turma da Mônica)

Cigarro não é coisa legal
Cigarro é veneno e mata
Não entre nessa onda do mal
Cigarro é vício
Que maltrata
Não queira nem experimentar
Evite a primeira tragada
Não vamos poluir mais o ar
Cigarro não está com nada
É só ter coragem pra dizer não
Não deixe a fumaça estragar seu pulmão
Cigarro não!

7. Dia D da sensibilização com músicas e vídeos em sala com datashow com todos os anos, material de acordo a idade das crianças.


8. Confecção de cartazes para o concurso do Dia do Combate ao Fumo

9. Entrega dos cartazes

10. Exposição dos melhores cartazes no mural para serem avaliados por professores e alunos e serem premiados na última ação do projeto em 2011

11. Palestras com ONGs, instituições publicas e segmentos sociais

12. Mural mensal com reportagens, artigos, depoimentos sobre o tema Prevenção




14. Confecção de logomarca para ser escolhida na Feira de leitura com alunos do 3º ao 5º Ano

15. Gincana: perguntas, dramatizações, paródias com alunos do 4º e 5º Ano

16. Seminário com os alunos 4º e 5º Ano

17. Avaliação do Projeto


No dia 31 de maio estaremos efetivando algumas ações (8, 9, 10 e 12) contempladas no Projeto, além de um grande varal onde os alunos de forma facultativa colocarão seus desenhos que ficarão expostos para todos poderem visualizá-los.

O Projeto Escola: espaço de inclusão é mais um dos trabalhos pedagógicos que busca proporcionar aos alunos muito mais do que conceitos sobre drogas. Permite uma reflexão sobre a realidade em que vive, sabendo identificar fatores de riscos e serem capazes de dizer não ao uso da drogas: problema mundial que adoece os jovens e suas famílias e amplia o preconceito e a violência.


Professoras Coordenadoras do Projeto: Kádia Eneida e Ana Cristina


“O espaço escolar constitui-se em local privilegiado onde, se por um lado se explicitam as contradições e os antagonismos, por outro é possível que se constituam e se articulem interesses sociais mais justos, democráticos e solidários.”

















Nenhum comentário:

Postar um comentário