segunda-feira, 18 de julho de 2011

VIVENCIANDO O MUNDO DA LEITURA

A qualidade da educação oferecida pela rede pública de ensino é um dos temas mais comentados e questionados atualmente. Afirmam que a escola pública não é mais a mesma, que é retrograda, e poucas mudanças ocorrem no seu interior, responsabilizando os professores e funcionários pelo insucesso da aprendizagem dos alunos. Como se isso fosse possível! A escola é um espaço vivo, onde os problemas sociais estão presentes. A escola é feita da vida de todos que diariamente estão presentes ou não em seu espaço físico. Consequentemente, a educação é responsabilidade de toda sociedade.
A escola pública Firme na Fé, preocupada em oferecer uma atividade pedagógica diferenciada, proporcionou aos seus alunos a III Feira de Leitura – Projeto: Vivenciando o Mundo da Leitura. Este projeto permite que os alunos contextualizem a leitura, compreendendo melhor o mundo que vive. Além de buscar fortalecer a compreensão de que a leitura e a escrita são fatores fundamentais para a inserção do ser humano na sociedade atual.



A Feira de Leitura abordou vários temas que favoreceram aos alunos acesso a diferentes informações, oportunizando ampliar, com isso, o vocabulário e o interesse na busca do aperfeiçoamento da leitura.

A Educação Infantil (2º período) apresentou um trabalho sobre a Leitura no Trânsito. Com músicas, leitura das placas, semáforo e simulação de trânsito, o trabalho foi complementado com uma palestra do DETRAN-AM. Profª Maranilza Vilaça (Turma A), Ana Francisca (Turmas B e C) e Orissandra (Turma D).




Palestra DETRAN
O 1ª ano do Ensino Fundamental das turmas das professoras Cecília (Turmas C e F) e Elizabeth (Turma B) desenvolveram um trabalho: Músicas e Quadrinhos.


Já as turmas da professoras Tatiana (1º ano D) e Brasilina (1º ano E) apresentaram Jogos de Alfabetização 
e as turmas do 2º ano das professoras Mariângela (E) e Tereza Helena (H) apresentaram Brincando com o Alfabeto.

Ressaltando que a aprendizagem da leitura e da escrita pode e deve ocorrer de forma lúdica.


 
O 1ª ano da Prof. Jeanne (Turno matutino/ Turma A e Turno Vespertino/ Turma G ) apresentou a Leitura Aliada à Ciência: a Era dos Dinossauros. Onde montou uma maquete, apresentou um vulcão em erupção e livros infantis sobre os diferentes tipos de Dinossauros.


Esse trabalho foi ampliado com a participação no turno vespertino pela turma do 5ª ano C da professora Áurea. A professora trouxe um trabalho bem lúdico com uma dramatização sobre a extinção dos dinossauros, sobre a função dos paleontólogos enterrando ossos na área escolar, Trilha dos Dinossauros e busca de ossos perdidos.


As professoras do 2º ano C e D, Regina e Marilene apostaram nos Clássicos Greco-Romano.




Já as turmas do 2º ano das professoras: Nazaré (A), Cleide (B e F) e France (I) fizeram um ótimo trabalho sobre as Palavras Cruzadas relacionadas às disciplinas curriculares. Onde não só as crianças quiseram fazer como os adultos também.


As turmas do 3º ano vieram com uma leitura deliciosa: Receitas, Cardápios e Convites. As crianças criaram cadernos de receitas que ficaram expostos para todos verem, falaram sobre o desperdício dos alimentos. Montaram um pequeno “restaurante” onde os visitantes podiam assistir aos alunos ensinando receitas de doces e saborear delícias trazidas pelos alunos.Professoras: Roselly (Turmas B e D), Elidiany (Turma A) e Maria Elisa (Turma C).
As professoras do 5º ano matutino: Angela (Turma A) e Pauxy (Turma B) trouxeram o romantismo para a Feira de Leitura com apresentação das obras de Castro Alves e Carlos Drummond: Saral de Poesias.

Já as professoras do 4º ano: Kádia (Turma A e C), Flora (Turma B) e Pauxy (Turma D) ampliaram as ações do Projeto Escola: espaço de inclusão (http://educarmovimento.blogspot.com/2011/05/drogas-nao.html) e (http://educarmovimento.blogspot.com/2011/06/dia-mundial-sem-tabaco-em-uma-escola.html).
O trabalho estava voltado principalmente para a prevenção de Drogas Lícitas. Criaram jogos adaptados ao tema como jogos da memória, “Mico” e trilha. Disponibilizaram aos responsáveis vídeos trabalhados com as crianças em etapas anteriores sobre a prevenção de drogas. Neste mesmo dia houve a presença de Policiais Civis da Delegacia de Prevenção AS Drogas levando panfletos para serem distribuídos aos visitantes.

Acróstico feito pelos alunos durante o Projeto.


O espaço da Feira de Leitura foi aproveitado para fazer um momento de sensibilização e reflexão da comunidade escolar sobre o PPP.

Foi montado um painel interrogativo. A professora Ana Cristina e alguns alunos monitores conversaram com alunos, pais e visitantes a respeito do Projeto Político Pedagógico da escola e da sua importância para um melhor resultado pedagógico. Foi solicitado aos participantes responderem de forma facultativa a duas questões:
1. Que escola temos?
2. Que escola queremos?

Essas questões têm como objetivo avaliar como a escola é vista pela comunidade. Levantando os principais pontos positivos e negativos da Escola Firme na Fé, para dar o direcionamento no planejamento das ações para a construção do PPP de forma participativa e democrática.





 A III Feira de Leitura da Escola Mul Firme na Fé é um exemplo de trabalho de excelência oferecido pela rede pública de ensino.


Alguns funcionários da escola:
De pé da esq p direita: Flora, Angela, Kádia (na frente), Marilene, Elidiany, Regina, Ana Cristina, Cleide, Roseli, Patrícia, Tereza e Rosely.
Abaixadas: Pauxy, Jeanne, Cecília, Dalva, Angela e Ercila. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário