sexta-feira, 15 de julho de 2011

MANUAL DE CONDUTA

“Não é no silêncio que os homens se fazem,
mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.”
(Paulo Freire)

Os servidores públicos da prefeitura de Manaus agora podem contar com um Manual de Conduta que objetiva melhorar e qualificar o trabalho oferecido pela administração pública, para satisfazer as necessidades dos cidadãos, promovendo serviço de excelência e consequentemente tornando a cidade melhor para todos.
O manual é bem interessante. Possui onze capítulos com abordagens necessárias e de fácil compreensão. Ressaltam temas relacionados:
• as condutas éticas do servidor público;
• as condutas que favorecem a inteligência emocional (o autoconhecimento, o autocontrole, a automotivação, a empatia e a sociabilidade);
• condutas imprescindíveis ao atendimento ao cidadão;
• condutas favoráveis ao processo de comunicação;
• cuidados com a apresentação pessoal;
• como falar em público;
• como conduzir reuniões de trabalho;
• tratamento dispensado à chefia;
• a redefinição do papel do servidor (agilidade,criatividade, disciplina, ética, flexibilidade, foco em resultado, foco no cidadão, iniciativa, inovação e trabalho em equipe).
Vale a pena ler! É um manual que favorece a reflexão do servidor sobre a sua postura profissional e a sua conduta pessoal, já que ambas não podem ser dissociadas, fortalecendo assim a necessidade do aperfeiçoamento e o sentimento de valorização e orgulho de ser servidor público. A leitura deve ser feita com olhar positivo, afastando qualquer sentimento de ultraje.
O manual vem fortalecer o sentimento de que  todo o servidor público, não só os que SÃO, mas os que ESTÃO servidores devem ser éticos, reconhecendo que o interesse coletivo deve prevalecer sobre o individual.
Esse deve ser o preceito básico do serviço público em todo o BRASIL.
Deixa claro para o servidor que a busca do aperfeiçoamento profissional, seja em que função estiver atuando, deve ser qualidade sine qua non para alcançar a excelência na sua atuação. E que esse aperfeiçoamento deve acontecer independente de melhorias salariais.
Acredito que isto seria uma verdade se TODOS os servidores públicos, realmente ganhassem salários que atendessem a exigência de fato o que prega a Constituição Brasileira: um salário capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário, higiene, transporte...
A professora Ana Flávia fez um ótimo trabalho na construção deste manual, cabe agora aos servidores buscar a sua aplicabilidade e que o exemplo realmente venha dos líderes.


Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros.
É a única.
(Albert Schweitzer)

Os chefes são líderes mais através do exemplo do que através do poder.
(Tácito)


Manual de Conduta no Serviço Público – Atitudes Inteligentes em Busca da Excelência na Prefeitura de Manaus
Ana Flávia Moraes Moraes
FESPM – Fundação Escola de Serviço Público Municipal, Manaus, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário