quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Educação Física e Tecnologia: Só o professor não basta!


Este texto surgiu da necessidade de se pensar no uso das novas tecnologias nas práticas escolares. O profissional de Educação Física deve utilizar esses instrumentos para enriquecer o seu trabalho e ampliar as suas ações como educador, porém, deve ter um espaço adequado para isso...

Atualmente, fala-se muito sobre a necessidade do uso de tecnologias para melhorar a aprendizagem e preparar os cidadãos para a sociedade pós- moderna. Afirma-se que o uso correto das tecnologias no espaço escolar fará a verdadeira mudança na educação, qualificando a ação pedagógica, oportunizando melhoras na aquisição de conteúdos, competências e habilidades dos alunos.
Apesar dessas afirmações,muitos educadores ainda encaram a inserção dessas tecnologias como um problema. Muitos são capazes de utilizar o computador e a internet para pesquisar,preparar seus planejamentos e suas aulas, mas não conseguem utilizar os mesmos como instrumentos pedagógicos. Por que será?
Uma professora teve duas experiências distintas em relação ao uso da tecnologia na escola. A primeira, em uma escola onde pôde desenvolver um trabalho com um profissional responsável pelo laboratório de informática. A ida ao laboratório era agendada com este profissional que preparava o espaço para as aulas, verificava se as máquinas estavam funcionando corretamente e mantinha o local adequado para o uso. As aulas aconteciam de forma harmônica onde a única preocupação era a verificação se os objetivos propostos foram alcançados e se os alunos estavam motivados para a execução das atividades. Qualquer problema referente ao instrumento / computador este profissional estava ali para resolver.
Na segunda, não tinha nenhum profissional responsável pelo laboratório de informática. A professora tinha que ligar todos os computadores, alguns inadequados para a execução da proposta, outros sem o programa necessário para a tarefa , outros sem o mouse, outros com documentos arquivados inadequados para a faixa etária que estava trabalhando etc, etc, etc. Nesta segunda situação a professora perdia muito tempo para organizar a turma, o tempo era desperdiçado e o objetivo não alcançado.
Esta professora se questionava sobre o insucesso do uso do laboratório de informática. Buscou algumas estratégias como ir ao laboratório antes da aula para prepará-lo. Porém, ela não tinha o fundamental para manter o laboratório em condições adequadas: conhecimento para corrigir os possíveis erros técnicos.
Um outro fator que não se pode esquecer é que o laboratório é usado por todas as salas, o que ajuda a danificar a máquina por excesso de uso.
Com tudo que foi exposto acima é fácil compreender que o primeiro passo para que os professores deixem de ver a utilização da tecnologia na escola como um transtorno é simplesmente colocar um profissional competente para cuidar deste espaço tão almejado no ambiente escolar. Aí sim, mudanças ocorrerão. Os professores deixarão de ser os grandes vilões e poderão possibilitar aos educandos a utilização dessas tecnologias de forma adequada.
Convém lembrar que muitos autores colocam que “as tecnologias por si só, não são capazes de produzir mudanças inovadoras, elas só se efetivarão se professores estiverem juntamente com seus alunos envolvidos e comprometidos com uma educação motivadora, dinâmica e significativa”. Acrescentando nesta relação um técnico em computação.

Referências: Texto e fotos de Ana Cristina Melo Nascimento

Um comentário:

  1. Prof. Ana gostei muito do seu texto, acredito que o professor de educação física deve sim, se envolver no processo do ensino-aprendizagem, utilizando as tecnologias ao seu alcance, mas claro, que deve ter suporte adequado a fim de fazer um trabalho de qualidade. E meus parabéns pelo seu Blog, consegui uma seguidora, um abraço, Stela.

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