quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O Auto do Boi


Este foi um trabalho desenvolvido na Escola Municipal Firme na Fé e está publicado no blog kadiaeneida.blogspot.com e EducarMovimento.blogspot.com. Do momento que iniciou as pesquisas à essa conclusão foi maravilhoso.

O auto-do-boi conta a origem do bumbá-meu-boi, do boi-de-matraca, do boi-de-mamão e claro do boi-bumbá de Parintins, aliás, hoje do Amazonas, uma vez que o ritmo popularizou-se por todo o estado.

Na história Catirina engravida e quer comer a língua do boi. Pai Francisco para não ver seu filho nascer com cara de boi, tira a língua do boi mais querido do seu Amo. Este e sua filha Sinhazinha ficam tristes, chama a vaqueirada pra descobrir quem foi. Logo ela descobre quem foi, mas todos se juntam pra salvar a vida do boi. Chamam vários doutores, o padre e por último o Pajé que resolve o problema. Assim começa celebração da vida do boi numa grande festa.

Neste contexto foi apresentado o Boi Fezinho, através de fantoches e depois não poderia faltar a celebração com alunos, vestidos de índio, dançando o auto-do-boi.
 
Boi Fezinho 2010

Referencia

Kádia Eneida. http://kadiaeneida.blogspot.com/2010/09/o-auto-do-boi.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário