sexta-feira, 3 de maio de 2013

III JOIN - Jogos de Origem Indígenas


Nesta 6ª feira, dia 03 de maio, ocorreu no espaço do CMEI Herman Gmeiner,  a terceira edição do JOIN, Jogos de Origem Indígena. Jogos esses que foram idealizados e executados pela assessora de Educação Física, Josiane do Valle e pela assessora de Diversidade, Neice de Sena Pereira, da Divisão Distrital da Zona Oeste do Município de Manaus, como uma das ações da Copa de Linguagem. 
Assessoras Neice Pereira e Josiane do Valle


De acordo com as assessoras, o JOIN é uma ação recreativa pedagógica, que tem como proposta realizar brincadeiras e jogos que possam resgatar, divulgar e promover a cultura e o conhecimento sobre os povos indígenas do Brasil. Além disso, contribuem para a prática do professor na implementação da Lei 11.645/2008,sobre a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena".   Facilita o trabalho do Profissional da Educação, principalmente  do professor de Educação Física, no processo de reconhecimento, respeito e valorização da cultura indígena no espaço escolar.

É um evento que possibilita desenvolver, por meio do lúdico (jogos e brincadeiras) ações positivas que promovam o respeito pela diversidade cultural que forma o povo brasileiro.

Primeira participação da EMEF Firme na Fé nos jogos indígenas.

A primeira edição aconteceu no ano de 2011 com apenas 3 escolas, com 32 alunos participantes. No segundo JOIN houve a participação  de 7 escolas e  nesta edição,10 escolas abraçaram a proposta e levaram a participar dos jogos, 116 alunos na faixa etária de 04 a 09 anos de idade.

As assessoras Josiane e Neice plantaram uma semente e com certeza vão colher belos frutos dessa ideia.  A cada ano estão observando que os profissionais, principalmente os professores de Educação Física, estão aprovando o JOIN.

REGULAMENTO DO JOIN
Art. 1 – Cada escola terá uma equipe composta por 04 alunos, dos quais 02 meninos e 02 meninas.
Art. 2 – Cada equipe participará na sua respectiva categoria, a saber:
Categoria 01: Alunos da faixa etária de 04 a 05 anos de idade.
Categoria 02: Alunos da faixa etária de 06 a 07 anos de idade.
Categoria 03: Alunos da faixa etária de 08 a 09 anos de idade.
Art. 3 – Das inscrições: Será realizada através de ficha de inscrição, fornecida pela DDZO, com entrega até o dia 26/04/2013.
Art. 4 - Dos Jogos:

  • BRIGA DE GALO (Oto aru nu) – Dentro de um círculo de raio de 1.20 m, as crianças posicionam-se em pares. A primeira criança com os braços soltos, com apoio numa das pernas e outra flexionada para trás. A segunda criança segura o tornozelo do colega. Formado os pares começa o “combate”, podendo empurrar usando as mãos, tendo como objetivo desequilibrar outras duplas. Cada equipe que cair ou for empurrada para fora do círculo será eliminada. O vencedor é o último par que ficar em pé ou ficar dentro do círculo. Cada equipe formará duas duplas mistas.


  • CORRIDA DA TORA – A equipe completa (04 participantes) fará um percurso e será vencedora a que chegar primeiro com todos os componentes. Se algum participante cair, deverá levantar e continuar o percurso de onde parou, não podendo prosseguir com a equipe incompleta. A tora será um cano de PVC de 10 metros de comprimento de 100 milímetros.







Embora as atividades sejam competitivas, o   caráter é fundamentalmente pedagógico, onde o importante “não é competir e sim celebrar”. Todas as crianças foram premiadas e ficaram bastante motivadas com a participação. Novas ideias surgiram, e para o próximo JOIN, a proposta é de aumentar o número de jogos e adquirir mais participantes.


Premiação de primeiro lugar: medalhas feitas por índias.
Mesa de premiação

“Os jogos da cultura popular representam à preservação de valores sociais de uma classe, 
e é através dessas vivências que as crianças aprendem o significado das atividades grupais, experimentam diferentes papeis e adquirem experiências sociais que
 terão significados para a formação da personalidade”.
 (FRIENDMANN, 1996)

Manhã recreativa. Aprendendo e valorizando a cultura indígena.

2 comentários:

  1. Compartilhar ações e idéias é uma forma de sensibilazar a categoria para o reinventar pedagógico na Educação Física. Parabéns professora Ana. Josiane Valle

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Ana, ficou ótima sua publicação, valeu amiga pela nossa participação, essa foi só a primeira de muitas com certeza. Um Abraço!

    ResponderExcluir