Brincando com os Sólidos Geométricos
Matemática Viva
Profª. Jeane Nóbrega da Silva
IDENTIFICAÇÃO
INTRODUÇÃO
O projeto Brincando com os
Sólidos Geométricos do Programa Matemática Viva foi criado para trabalhar de
forma prática e significativa os conteúdos dessa disciplina, para torná-la mais
atrativa e eficaz.
Este projeto constitui-se
em trabalhar de forma concreta e lúdica o assunto sólidos geométricos,
enfatizando o seu uso no dia a dia, através de observações, comparações e
análises de objetos diversificados.
O projeto foi realizado
com os alunos do 1º ano A, matutino, em diversas etapas. Quando se começa o
trabalho com tipos de linha, gradativa e naturalmente os conceitos vão se
ampliando. Passando depois para as figuras planas. Tudo com o uso de recursos
concretos e fazendo comparações com os objetos e suas formas. Partindo então
para conceitos maiores: os sólidos geométricos, que são formas tridimensionais compostas
por figuras planas.
JUSTIFICATIVA
Mediante as dificuldades
encontradas pelos alunos em perceberem as formas dos sólidos geométricos
presentes no seu cotidiano e na associação com o contexto matemático, surgiu a
necessidade de desenvolver práticas recreativas e comparativas com tais conceitos
matemáticos.
O projeto foi desenvolvido
de forma lúdica e concreta, mostrando objetos, comparando, interagindo com
sólidos presentes nas caixas de sapato, bola de futebol, cones de trânsito,
embalagens de produtos alimentícios, limpeza, cabo de vassoura, entre diversos
outros produtos ou objetos que apresentam as formas dos sólidos geométricos.
Buscou-se, assim, sair do tradicional de decorar a imagem abstrata contida no
livro, partindo para a brincadeira e a interação com os objetos que apresentam
as mesmas características dos sólidos geométricos.
OBJETIVOS
O presente projeto tem por
objetivo geral trabalhar de forma concreta e lúdica o assunto sólidos
geométricos, enfatizando o seu uso no cotidiano, através de observações, experimentações,
comparações e análises de objetos diversificados, bem como o uso de recursos
tecnológicos que auxiliem na assimilação do conteúdo em questão.
OBJETIVOS ESPECIFÍCOS:
• Reforçar
os tipos de linhas retas e curva.
• Reforçar
os nomes das figuras planas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo.
• Reforçar
os conceitos: maior e menor/grande e pequeno.
• Apresentar
os nomes de alguns sólidos geométricos.
• Comparar
objetos e embalagens usados, com as formas dos sólidos geométricos.
• Fazer
impressões com a base de algumas embalagens para relacioná-las às figuras
planas.
• Proporcionar
desenhos dirigidos dos sólidos geométricos.
• Representar
a planificação dos sólidos geométricos.
• Construir
formatos dos sólidos geométricos, com materiais concretos, para introduzir
conceitos de vértices e arestas.
• Diferenciar
os sólidos geométricos que rolam dos que não rolam.
METODOLOGIA
O trabalho se desenvolveu
ao longo do segundo semestre.
Primeiro
foi feita uma atividade com barbante, para identificar e conceituar os tipos de
linha. Depois os alunos desenharam e analisaram os contornos de diferentes
objetos.
Revisamos
as figuras planas, já trabalhadas no primeiro bimestre, também com registros de
desenhos.
Então
seguimos para a etapa seguinte: Os sólidos geométricos. Trabalhados os
conceitos, brincamos com eles no computador, no laboratório de informática.
Comentamos sobre como se
faz impressão. Usamos tinta, pincel e diferentes embalagens para imprimir suas
bases e compará-las as figuras planas.
Em seguida começamos a
coleta de diversificadas embalagens e objetos, para associá-las aos sólidos
geométricos. Em seguida brincamos e aprendemos com os materiais concretos: diferenciando
os que rolam dos que não rolam; agrupando os iguais; maiores dos menores
(esfera pequena da esfera grande, por exemplo).
Fizemos desenhos dirigidos
dos sólidos geométricos, para enfatizar que eles são formados por figuras
planas. Primeiro desenhamos um quadrado, depois outro quadrado sobreposto,
então ligamos os cantos com linhas retas. Desenhamos cones, paralelepípedos, pirâmides
e cilindros.
Os alunos puderam ver
slides que retratam nitidamente os sólidos planificados.
Em seguida partimos para o
conceito de vértices e arestas, para isso usamos palitos de dentes e jujubas.
Essa etapa inicialmente, se deu de forma individual, depois foi concluída em
duplas, o que favoreceu a socialização de idéias e interação dos alunos.
Registramos o trabalho em
fotos, vídeos e slides, assim esse material poderá ser usado sempre que
necessário.
CRONOGRAMA
Trabalho desenvolvido ao longo do 2º
SEMESTRE
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1ª QUINZENA DE AGOSTO
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Tipos de linhas
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2ª
QUINZENA DE AGOSTO
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Figuras
planas
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OUTUBRO
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Aulas teóricas e práticas com
diferentes embalagens (relacionando-as aos sólidos geométricos).
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1ª QUINZENA DE NOVEMBRO
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Trabalho com slides sobre os sólidos
geométricos.
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2ª QUINZENA DE NOVEMBRO
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Atividades do livro didático:
formatos de embalagens.
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1ª QUINZENA DE DEZEMBRO
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Gravação de vídeos das
aulas práticas com vários objetos.
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2ª QUINZENA DE DEZEMBRO
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Fotos das construções e produções
individuais e coletivas.
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CONCLUSÃO
Durante o processo em que ocorreu
a aprendizagem foi gratificante ouvir comentários de um aluno que disse após tomar
um achocolatado que sua caixinha tinha a forma de um paralelepípedo. Outro
quando começou a analisar a sala de aula e percebeu sua forma. E ainda, mais um
quando olhou para o teto e viu a lâmpada como um cilindro, ou então comparou a
viga com um sólido geométrico. Podemos avaliar que houve aprendizagem.
Isso comprova que a
Matemática é viva. Ela está em constante uso, mas as pessoas só se dão conta
quando aprendem seus conceitos. Portanto, a necessidade e a importância de se
promover a aprendizagem dos mesmos e através do lúdico isso pode fluir de forma
mais natural e atrativa.
Construir formas como o
cubo e pirâmides com bases triangular e quadrada, usando palitos e jujubas, foi
literalmente gostoso. Sem falar que o aluno foi o agente de sua aprendizagem.
A cada assunto novo, relações
incríveis puderam ser feitas. E a Matemática ofereceu inúmeras possibilidades
para isso. Bastou começar, acreditar e praticar.
Foi bem produtiva toda a
trajetória do projeto. E iniciar esse trabalho no primeiro ano, sem dúvida fortalecerá
o aprendizado desses docentes. Agora resta dar continuidade.
REFERÊNCIAS
TOSSATTO,
Carla Cristina. Hoje é dia de
Matemática: 1º. Curitiba: Positivo, 2007.
Agradecimentos:
Obrigada a Professora Jeane Nóbrega que permitiu a divulgação deste excelente trabalho.
Pude conferir pessoalmente como as crianças ficaram motivadas com as atividades.
É um prazer trabalhar com uma profissional preocupada com a aprendizagem de seus alunos que está em constante busca de novas formas de ensinar.
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