quarta-feira, 7 de março de 2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

"As mulheres são mais generosas e inteligentes que os homens.
Se elas fossem generais, provavelmente não haveria guerras,
pois não teriam coragem de enviar seus filhos aos campos  
de batalhas, enquanto os homens por muito pouco os enviam"
(Augusto Cury)
Mulheres da minha vida
No ano de 1857, exatamente no dia 8 de março, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram greve revindicando melhores condições de trabalho, como: redução da carga horária de trabalho de 16 horas para 10 horas de trabalho diário, equiparação salarial com os homens, pois chegavam a receber apenas 1/3 do salário para executar o mesmo tipo de função e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com muita violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica pela polícia, que colocou fogo, levando à morte de forma carbonizada, aproximadamente, 130 tecelãs. 

No momento do incêndio, era confeccionado um tecido de cor lilás, origem da cor do movimento pelos direitos da mulher em todo o mundo. 

Porém, mais de meio século depois, em 1910, durante uma Conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher". Somente no ano de 1975, esta data foi oficializada através de um decreto da ONU (Organização das Nações Unidas).

Essa data foi criada não só com o objetivo de  homenagear as mulheres que sofreram essa violência brutal, mas com um propósito muito mais grandioso de se tentar diminuir e, quem sabe, terminar com o preconceito e a desvalorização da mulher através da realização em vários países de conferências, reuniões e debates sobre o papel da mulher na sociedade atual.


Conquistas das mulheres brasileiras

Durante a história do Brasil até os dias atuais as mulheres brasileiras buscaram a sua valorização e o seu respeito num país patriarcal e machista. Seus esforços não foram em vão, muitas foram as conquistas , como exemplos:

Em 24 de fevereiro de 1932, foi o grande marco na história da mulher. Ano de reforma na Constituição, foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistaram, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

Em 2006, a Lei Nº 11.340 chamada de Lei Maria da Penha ,  criou mecanismo para coibir a violência doméstica e familiar contra as mulheres. Esta lei altera o Código Penal, possibilitando que os agressores sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada, além de outras ações que garantam os bons tratos às mulheres dentro de casa.

Em 2010, foi eleita a primeira mulher para presidente do Brasil. Pela primeira vez na história o Brasil é presidido por uma mulher, Dilma Vana Rousseff (PT), 62 anos. Com mais de 56% dos votos válidos, essa mulher depara-se com o desafio de suceder o presidente mais popular da história da política brasileira.

Poema em Homenagem a MULHER

Sexo frágil?
Não é verdade
Independente da idade
Carrega a responsabilidade
De simplesmente, ser mulher.
Cruz ou privilégio
Sempre é um remédio
Para a insensibilidade
Masculina
Às vezes rude,
Às vezes grude,
Quem sempre urdi
Contra a sociedade,
Achando graça na possibilidade
De ser melhor
Sendo pior;
Sendo maior,
Fonte de guerras;
Antro de feras,
A competir,
A impelir
O fim do mundo.

Mulher...
Sexo forte;
Carrega o peso ou privilégio
De ser mãe, amante, irmã
E esposa em seu afã
Se ser amada,
De ser o amor,
De ser a cor,
Da tela escura,
Da pintura,
Na escultura;
Do artista, musa;
Que se utiliza 
Do esplendor
E do dulçor;
No traço
E no retrato
De um simples ato
De um simples jeito
Mas belo
E complexo 
De ser mulher.
(De Rosely T. Sales)


Nenhum comentário:

Postar um comentário