quarta-feira, 12 de outubro de 2011

COMEMORANDO O DIA DAS CRIANÇAS

PASSEIO NO BOSQUE DA CIÊNCIA – INPA
 Dia das Crianças
Desejando oferecer um dia escolar diferente em comemoração ao Dia das Crianças, a EMEF Firme na Fé organizou um passeio ao Bosque da Ciência – INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), localizado na Rua André Araújo, bairro Aleixo, Zona central – leste da cidade de Manaus.
O Bosque é um espaço maravilhoso para conhecer um pouco da flora e fauna da Amazônia. E um dos seus objetivos é oferecer não só às crianças, mas a toda população uma nova opção de lazer com caráter sócio-científico e cultural, propiciando aos visitantes interesse pelo meio ambiente, além de oferecer atrativos turísticos e entretenimento.
Viveiro dos Jacarés

O passeio é feito pelas trilhas educativas criadas para o acesso aos atrativos que compõem o Bosque, auxiliado por jovens guias que facilitam o conhecimento do local.


As crianças ficaram encantadas com o bicho preguiça, os tanques de peixe-boi, do peixe elétrico, dos viveiros de ariranhas e dos jacarés, e com o lago amazônico habitados por tartarugas, tracajás, peixes como: matrinchãs, tambaquis, tucunarés e outros, que despertam atenção de todos, principalmente das crianças. Ao lado do lago há uma área recreativa com um parque infantil.

Tanque do Peixe-boi
Cinco desses peixes-boi nasceram no INPA

No final das trilhas pudemos visitar a Casa da Ciência que é um espaço magnífico. De acordo com a proposta do INPA, “a sua concepção museológica é mostrar a Amazônia de forma transdisciplinar, e de que maneira podemos compatibilizar o desenvolvimento humano com aquele econômico e com responsabilidade ambiental na preservação da natureza para as futuras gerações”.

As crianças puderam conversar com um seringueiro da Amazônia, sobre as dificuldades da sua vida e das famílias que viviam no interior.

O passeio foi um momento muito rico, pudemos observar claramente o que FREINET afirmava na importância das aulas-passeio.

“Se o interesse das crianças estava lá fora...
Decidi então levar os alunos para onde eles se
sentiam felizes: lá fora.”

Celestian Freinet por Rosa Maria Sampaio (p.15,1994)

Bicho preguiça

Vista do Viveiro do Peixe Elétrico
PORAQUÊ (Electrophorus electricus)
Viveiro das Ariranhas

Foi um dia incrível! Vale a pena conferir!
Visite: http://www.bosque.inpa.gov.br/principal.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário