segunda-feira, 27 de junho de 2011

PARINTINS: ilha Tupinambarana... SHOW!


Parintins foi descoberta em 1749, quando o português José Gonçalves da Fonseca, ao descer o rio Amazonas, localizou a ilha à direita do rio. A sua fundação ocorreu mais de 4 décadas depois, só em 1796, quando José Pedro Cordovil se estabeleceu na ilha para se dedicar à agricultura e a pesca, chamando-a de Tupinambarana, em homenagem aos índios que habitavam o local. Porém, só em 30 de outubro de 1880, a ilha Tupinambarana passou a denominar-se Parintins.

O município de Parintins possui uma área de 7.069 Km², com o clima tropical, chuvoso e úmido, localizando-se a 50 metros acima do nível do mar. A ilha faz parte do maior sistema fluvial do mundo, a Bacia Amazônica.

Vista para o Rio Amazonas
O rio Amazonas, banha a sede do município, é o maior em volume de água do mundo com um deflúvio médio anual estimado em 250.000m³/s. No trecho compreendido entre a foz do rio Nhamundá e a cidade de Parintins, sua largura é de aproximadamente 50Km. O rio Amazonas representa a via de escoamento e abastecimento, a grande estrada hídrica que liga Parintins à capital do Estado, Manaus e ao oceano Atlântico.

Parintins fica distante de Manaus em linha reta, 325 Km e por via fluvial, 420Km.
Porto
 
O índice demográfico registra a proporção de densidade Km²/Hab. 15,44 habitantes por Km², um dos mais significativos do Estado.

A ilha possui uma vegetação típica da região Amazônia, isto é, formada por florestas de várzea e terra firme, tendo ao seu redor um relevo composto por lagos, ilhotas e uma pequena serra.


Sua pecuária é dos recursos econômicos mais significativos da região e detém um dos maiores rebanhos bovinos do Estado do Amazonas.

O município notabilizou-se pelo folclore do boi-bumbá, sendo hoje referência nacional e internacional, ocasião em que milhares de pessoas visitam Parintins no mês de junho para assistir a essa grande festa popular que expressa a criatividade do povo parintinense.

Parintins foi considerado recentemente como a primeira cidade digital a ter a maior área de cobertura digital do Brasil.Parintins tem cobertura 100% wirelles. Embora esteja no meio da floresta, ela oferece o benefício a mais de 100 mil pessoas.



Povo desta terra

Parintins é um misto de crenças, manifestações artísticas, folclore, tradições e religiosidade. Seus habitantes herdaram a cultura e os costumes influenciados pelos povos que habitaram a região. O curumim parintinense é o exemplo do tipo humano que velejam nos rios conduzindo o meio de transporte tradicional, a canoa. O sotaque e a linguagem do povo são típicos do caboclo. A cultura do parintinense é revelada pela simplicidade, pelas palafitas e pelos beiradões.

TURISMO PARINTINENSE

Parintins está entre os 65 municípios indutores do turismo do país e tem o status de porta de entrada do Amazonas. A ilha tornou-se um dos destinos turísticos mais visitados do Amazonas. A dimensão alcançada pelo Festival Folclórico de Parintins colocou os bumbás Garantido e Caprichoso como principal produto para desenvolver o turismo da região. O turismo ligado ao boi-bumbá é importante fonte de renda para a ilha.

Conhecer o artesanato regional faz parte do passeio na ilha. O trajeto feito em triciclo, transporte típico da cidade é muito divertido e uma ótima opção para os turistas que trocam a segurança dos táxis pela diversão em passeios nas bicicletas adaptada para transporte de carga e passageiros.




No roteiro turístico se destacam as praças dos Bois, Liberdade, Jacaré, Eduardo Ribeiro, Digital Cristo redentor. Os currais dos bois Garantido e Caprichoso são os locais dos ensaios, shows e atividades culturais. O turista pode conhecer as igrejas , o portal da cidade e o bumbódromo.




O BUMBÓDROMO


O bumbódromo é o palco de um espetáculo fascinante, é o local mais visitado da ilha, é a arena de apresentação dos bois. Dividido em duas partes: de um lado, vermelho do Garantido, e de outro , azul do Caprichoso.



Foi inaugurado em 1988 e tem o formato estilizado de um boi, com capacidade para 35 mil pessoas nas arquibancadas, cadeiras numeradas e camarotes. Fica localizado na avenida Nações Unidas. Poucas emoções se comparam à entrada de um boi na arena. O público vai ao delírio.


CATEDRAL NOSSA SENHORA DO CARMO


Além da festa folclórica que ocorre no final do mês de Junho, outra festa tradicional leva muitos turistas a ilha: a festa em homenagem à Padroeira da cidade, Nossa Senhora do Carmo. Parintins muda de cor, as cores vermelho e azul são substituídas pelas cores amarelo e branco para realizar a festa.


Pintura feita em uma parede na cidade.


No Brasil, a devoção à Nossa Senhora do Carmo vai de Norte a Sul do país. Em todas as cidades há sempre uma igreja ou capela dedicada a essa santa. Em Parintins, o amor à santa foi concretizado no dia 31 de maio de 1962 com a fundação da Catedral N. S. do Carmo. A catedral foi projetada na Itália. Ao seu lado esquerdo encontra-se uma torre de 40 metros e fica localizada na Av. Amazonas, s/n.

A festa é celebrada no dia 16 de julho. Este título de Maria remonta ao século XIII, quando, sobre o monte Carmelo, na Palestina, alguns devotos, chamados “eremitas” porque viviam sozinhos, se dedicavam a uma vida de oração e contemplação de Deus. Em meio às celas, os eremitas levantaram uma capela em homenagem a Nossa Senhora do Carmo, ou do Carmelo. Mais tarde foram obrigados a emigrar para Europa. Enfrentando muitas dificuldades, conseguiram que a Ordem do Carmelo se espalhasse por todo o mundo e, com a ordem, difundiu-se também a devoção à Nossa Senhora do Carmo entre os fiéis.
Vista do interior da Catedral


Realmente, a ida a Parintins é um passeio inesquecível. Não só o clima é quente, a recepção dos parintinenses é muito calorosa e acolhedora. A ilha é inacreditável!!! Povo criativo, que ama e tem orgulho de sua terra.

Que o povo parintinense possa ser abençoado e protegido pela sua Santa Padroeira. Que o respeito entre os bois Garantido e Caprichoso seja eterno, para mostrar ao mundo todo que a rivalidade entre os contrários é a grande motivação dos artistas parintinenses para fazer o grande espetáculo.



Boi Garantido

Boi Caprichoso


Fonte: Revista AMAZONAS. Ano VII-nº 35-Junho/2011, AM.

Um comentário:

  1. Minha amada adorei seu documentario, o principal é que foi feito por uma carioca da gema e visitado por duas cariocas, maravilha, bjocas da TURISTA. WALERIANA.

    ResponderExcluir