segunda-feira, 21 de março de 2011

Água: brincando e aprendendo

Para chamar a atenção do mundo sobre a importância da água doce e da necessidade do seu uso racional sem desperdício, anualmente, aos 22 dias do mês de março, comemora-se o Dia Mundial da Água.

No ambiente escolar, o trabalho pedagógico busca contribuir na formação de alunos preocupados com a preservação do Meio Ambiente.

Nas aulas de Educação Física este tema é fácil e de necessária abordagem, visto que o corpo perde líquido nas atividades físicas, por meio do suor, e é importante a sua reposição. Outra abordagem muito interessante é a respeito do lazer e da prática esportiva no ambiente líquido, informando os diversos esportes aquáticos, além de questões relacionadas à higiene corporal e ao uso correto da água beneficiando não apenas a si, como toda a humanidade.

Os jogos apresentados abaixo foram aplicados em aulas de Educação Física com crianças na faixa etária de 6 a 8 anos com o objetivo de chamar atenção sobre a Água.

1) Tubarão e Peixinho

Um aluno será o pegador (tubarão) e os outros os peixinhos. O Tubarão diz “TUBARÃO ESTÁ COM FOME!” e os peixinhos respondem “QUER COMER O QUÊ?”. O tubarão por sua vez responde “PEIXE!” e todas as crianças deverão passar pelo tubarão sem serem pegos. Quem o pegador conseguir pegar, vai ficar parado no lugar onde foi pego.




2) Jacaré Pega – Peixe Foge

Um aluno fica no centro da quadra, o jacaré e outros participantes ficam na linha final da quadra. Quando esse pegador disser “JACARÉ PEGA PEGA”, todos devem responder “PEIXE FOGE FOGE” e atravessar para o outro lado da quadra. Quem o pegador conseguir pegar, vira pegador também.



3) Manja Natação

O pegador deverá utilizar uma touca de natação e/ou uma bóia na cintura. Ao comando da professora deverá pegar um aluno. Aquele que for pego passa a ser pegador. Porém, não deverá pegar a criança que estiver movimentando os braços como se estivesse nadando crawl, costas ou peito.



4) Balão com água

A turma é dividida em 2 colunas ou em círculos. Ao comando da professora, as crianças passam a bola sem deixar cair ou furar. Ganha a equipe em que a bola chegar primeiro no último participante.



5 )Bolinhas de sabão



Nenhum comentário:

Postar um comentário