domingo, 15 de julho de 2012

EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE


No último sábado, dia 14 de julho de 2012, no Parque Municipal do Mindu (administrado pela SEMMAS), aconteceu a 4ª Edição do Projeto Espaço Verde em parceria com a SEMED, a SEMULSP, o IMPLURB,  a SEMSA, a  Manaustrans, a Manaus Ambiental e o Parque Cidade das Crianças. Duas escolas da rede municipal foram convidadas a participarem: a EMEF Firme na Fé e a EMEF Carlos Gomes.


O objetivo principal era levar informações para os participantes sobre a importância do consumo sustentável, através de atividades pedagógicas e lúdicas como: trilha no parque, oficinas, tapete interativo, uso alternativo do lixo, desenhos, etc.
O evento começou no Anfiteatro do parque, onde a importância da preservação do meio ambiente, a preocupação com o consumo sem sentido de produtos desnecessários que causa a degradação ambiental e informações sobre o dia 17 de julho, que é o Dia da Proteção da Floresta, foram tópicos relevantes para a reflexão e início das atividades.
A primeira apresentação foi a dos Garis da SEMULSP, com o Grupo “Os Naturebas”, que cantaram e brincaram com os participantes. As letras das músicas cantadas eram sempre relacionadas à preocupação com o meio ambiente.





 “ Não, não jogue lixo no chão. Você faz mal para a população.
Vamos reciclar o lixo das ruas.Vamos jogar o lixo nas lixeiras...”










Após o show dos Garis, os participantes se dividiram em grupos e foram participar das atividades programadas:
  • Oficina Manaustrans - Proporcionou informações a respeito do trânsito, ressaltando o SINAL DA VIDA aos pedestres (braço estendido em direção à faixa de pedestre com a palma virada em direção ao motorista), para que mesmo na faixa de segurança, deve-se ter certeza de que o motorista vai parar, para evitar acidentes.

  • Trilha – Orientada por guia ambiental, proporcionou, além de uma caminhada em um espaço belíssimo, conhecer o OBELISCO, um monumento simbolizando a paz, escrito em 3 idiomas: português, inglês e japonês. Um espaço para as pessoas refletirem e fazerem orações para a paz do mundo.
QUE A PAZ PREVALEÇA NO MUNDO
Infelizmente, pode-se observar no meio de toda aquela fauna e flora, a Cachoeira do Mindú completamente poluída.  De acordo com o guia, ainda existem alguns animais que sobreviveram e se adaptaram à poluição, como o jacaré, o tracajá, o peixe tamoatá, o peixe bodó e a sucuri.


Jacaré
  •     Manaus Ambiental – Apresentou os produtos que são utilizados para a limpeza da água. Distribuíram folders sobre orientação de consumo e garantia da saúde da família e revistinhas em quadrinhos com os temas: Dia Mundial da Água e Água Qual o custo deste desperdício?”. Além disso, ofereceram informações sobre o Programa Portas Abertas (portasaberttas@aguasdoamazonas.com.br)



  • Oficina da SEMMAS - Reciclagem de materiais descartáveis.
Cadeira feita com 180 garrafas pet.





  •  Encerramento com o Show do Tio Paulo. A utilização da música como instrumento pedagógico. O artista afirmou que a Saída para o Meio ambiente é a EDUCAÇÃO.
 Tiopaulo@ig.com.br


Música: Recicla Brasil

“O amarelo é a cor do sol, nele recicla o metal.
O azul é a cor do céu, nele recicla o papel.
O vermelho é fantástico, nele recicla o plástico.
O verde é a cor do vidro, que todos precisam para a natureza viver...”





         




             Na saída, distribuição de muda.





Foi uma manhã muito agradável e, com certeza, muito educativa, não só para os alunos como para todos os visitantes. Ter um espaço com biodiversidade no coração de Manaus é um privilégio para a população.


Cotia, passeando próximo aos visitantes.

O Parque do Mindu fica localizado na Rua Perimetral, no bairro Parque Dez, da cidade de Manaus. Funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 17h. O parque possui um amplo estacionamento, biblioteca com um centro de informações sobre o meio ambiente e é um espaço seguro. É um ótimo local de lazer para sua família.


Vale a pena visitar!