terça-feira, 12 de junho de 2012

CIRCUITO MOTOR II


 O Circuito Motor é um instrumento pedagógico de grande valor para as aulas de Educação Física, que oportuniza trabalhar um grande número de alunos, proporcionando a todos executarem os movimentos de acordo com suas capacidades individuais e ampliar suas habilidades motoras.
O Circuito motor foi aplicado para alunos do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental ( 7 a 10 anos de idade). Total de alunos por aula:  45-50 alunos. Duração da aula: 40 minutos. Duração da estação: 2 minutos; mudança de estação e descanso: 30 segundos.

Dica:   Deve-se explicar o que fazer em cada  estação e depois perguntar aos alunos quem entendeu  para demonstrar  aos colegas, após já ter feito a apresentação das  estações e a divisão dos alunos. Fazer aquecimento articular e alongamento muscular.

1ª Estação:
Coordenação motora ampla:
Passar por baixo do arco, passar por cima e passar por baixo.  Voltar  correndo para o início da estação. Informar aos alunos para evitar tocar nos materiais da estação.


2ª Estação:
Coordenação viso-motora e força:
Os alunos devem lançar a bola dentro da cesta de basquete.  Os alunos escolhem a bola e a distância do arremesso.


3ª Estação:
Coordenação motora ampla, equilíbrio e ritmo:
Pular corda em grupo. Dois alunos movimentam a corda e os outros pulam. A cada erro muda os “tocadores”.


4ª Estação:
Coordenação motora ampla e coordenação viso – motora:
Drible, passe e recepção



5ª Estação:
Coordenação motora ampla, equilíbrio:
Pular com 2 pés e com 1 pé só nos arcos. No final pular com os 2 pés encima dos pneus.




6ª Estação:
Coordenação viso – motora:
Lançar bolas em garrafas penduradas na trave.  Nesse exercício os alunos tinham que respeitar a distância pré-determinada e recolher as bolas ao término do tempo.


7ª Estação:
Equilíbrio:
Caminhar encima do ferro da trave de futsal e saltar.
A trave deve ser colocada próxima à parede para dar segurança aos alunos. Dar auxílio quando o aluno tiver dificuldade em executar. O importante nesse exercício é que eles se sintam seguros e superem o medo, se existir. E que façam um de cada vez, para não haver    situação de risco.


8ª Estação:
Coordenação motora ampla:
Corrida com salto ao final da corrida. Salto em distância.




Professoras: Ana Melo Nascimento e Eurinice Oliveira


http://educarmovimento.blogspot.com.br/2011/04/circuito-de-ginastica-escolar.html

2 comentários:

  1. Huuuummmmmm muito legal, pude elaborar esse circuito com os meus alunos. Eles gostaram e muito.

    ResponderExcluir
  2. Sensacional! aproveitar e praticar com meus alunos. Parabéns

    ResponderExcluir